Os nossos objetivos e missão:
A PelviClinic, através das sua equipa em Lisboa, tem como missão contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos seus pacientes, disponibilizando cuidados de saúde diferenciados e especializados a cada dia.
O nosso objectivo: “Sermos reconhecidos por um acompanhamento compreensivo para cada paciente, no desenvolvimento e realização das suas necessidades, dos seus ideais em termos de conforto, saúde, funcionalidade e identidade”.
Isto significa dar o nosso melhor aconselhamento para cada caso e situação, significa também respeitar as escolhas e prioridades individuais.
Cada membro da nossa equipa está comprometido e totalmente dedicado a estes valores, desde os médico(a)s, terapeuta(s), assistente(s). Todos realizamos o nosso trabalho diário com esta missão em mente.
Para além dos cuidados médicos, disponibilizamos também Serviços de Estética no mesmo local, que podem ser usufruídos antes ou após a sua consulta. Esta comodidade oferece-lhe a possibilidade de aproveitar o seu tempo, cuidando de si enquanto aguarda pela sua consulta ou como uma forma de relaxamento após o atendimento.
Vantagens de usufruir dos Serviços de Estética:
Conveniência: Realize tratamentos estéticos sem sair do local da sua consulta, otimizando o seu tempo.
Bem-estar: Desfrute de momentos de relaxamento e cuidados de beleza num ambiente tranquilo e acolhedor.
Complemento de Saúde: Enquanto cuida da sua saúde, pode também cuidar da sua aparência, tudo num só lugar.
Estes serviços são prestados por entidades parceiras, sendo que o preçário e as condições são da exclusiva responsabilidade da entidade que os realiza. A nossa clínica disponibiliza o espaço como uma forma de proporcionar um complemento de serviços num ambiente conveniente e confortável.
Dr. Vaz Santos
Diretor Clínico e Médico Urologista
(OM 14309)
Áreas de intervenção:
Urologia, Litíase urinária, urologia pediátrica, oncologia urológica, patologia prostática, incontinência urinária, uroginecologia.
Formação:
. Licenciado em Medicina, faculdade de Medicina da Universidade Clássica de Lisboa em 1982;
. Grau de especialista em Urologia em 1988;
. Pós graduação em incontinência urinária e disfunção sexual em Faculdade de medicina;
. Título de Fellow of the European Board of Urology em 1992;
. Professor auxiliar da disciplina de urologia na Universidade Nova de Lisboa / Faculdade de Ciências Médicas em 2010.
Percurso:
. Assistente de Urologia do quadro do Centro Hospitalar de Lisboa HCL (São José / Desterro) em 1983;
. Urologista Hospital de São José;
. Urologista Centro Hospitalar de Lisboa Central;
. Chefe de serviço Hospital de S. José em 1998;
. Director de serviço do urologia do Hospital de S. José em 2007;
. Urologista Clínica São João de Deus;
. Diretor clínico e Urologista Clinica Pelviclinic;
Membro associado em:
. Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa desde 1976;
. Sociedade Portuguesa de Cirurgia desde 1976;
. Associação Portuguesa de Urologia desde 1980;
. Sociedade Portuguesa de Andrologia desde 1982;
. Société International Francophone d’Uro-Dynamique desde 1987;
. Associação Portuguesa de Informática médica desde 1992;
. EBU – European Board of Urology desde 1992;
. EAU – European Association of Urology desde 1992;
. Sociedade Internacional de Urologia desde 1995;
. Société D’Andrologie de langue Française (SALF), desde 1995;
. International Society of Impotence Research desde 1995;
. APAH – Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares.
A Urologia e a PelviClinic com um papel importante no cuidado da saúde de pessoas transgénero.
A Pelviclinic identifica-se e afirma-se com um papel importante no cuidado da saúde de pessoas transgénero disponibilizando um acompanhamento especializado, inclusivo e compreensivo. Sabemos que podemos ajudar com uma variedade de questões relacionadas ao processo, à transição e ao bem-estar geral dos nossos pacientes.
- Apoio Pré e Pós-Operatório:
Para pessoas transgénero que optam por cirurgias de afirmação de género, a urologia pode oferecer cuidados especializados, como preparação para a cirurgia e acompanhamento pós-operatório.
. Proporcionar acompanhamento pré-operatório, com orientações detalhadas sobre as cirurgias e o processo de recuperação.
. No pós-operatório, fornecer suporte urológico especializado para garantir que a recuperação seja segura e eficaz, com foco na prevenção de complicações e no conforto do paciente.
- Cirurgias de Afirmação de Género
Alguns urologistas são especializados em cirurgias de afirmação de género, como a faloplastia (construção de um pênis) e a vaginoplastia (construção de uma vagina).
- Saúde Urológica Geral
Independentemente da transição, pessoas transgénero podem precisar de cuidados urológicos para problemas comuns, como infecções urinárias, pedras nos rins e incontinência.
. Além das cirurgias, diponibilizar cuidados regulares para problemas urológicos, como infecções urinárias, cálculos renais e distúrbios do trato urinário, com uma abordagem sensível às necessidades de pessoas transgénero.
. Estar atento a questões urológicas específicas que podem surgir em decorrência das terapias hormonais, como alterações na função renal ou problemas urinários.
- Acompanhamento de Terapia Hormonal
A terapia hormonal pode trazer alterações ao sistema urinário e reprodutivo, e os urologistas podem ajudar a monitorar e tratar possíveis efeitos colaterais.
. Monitorar o impacto da terapia hormonal na saúde urológica e tratar quaisquer efeitos colaterais que possam surgir, como alterações na bexiga ou uretra.
- Acolhimento e Respeito
É fundamental que urologistas ofereçam um ambiente acolhedor e respeitoso para pessoas transgénero, garantindo cuidados que levem em consideração suas necessidades e identidades específicas.
. A equipa clínica e administrativa trabalha num ambiente acolhedor e livre de discriminação, para que todos se sintam respeitados na sua identidade de género.
. Usar o nome social e os pronomes corretos, garantindo um atendimento digno e personalizado.
- Aconselhamento e apoio Psicológico
. Disponibilizar apoio psicológico para ajudar no bem-estar emocional de pessoas trans durante os processos de transição e tratamento médico.
. Incluir grupos de apoio ou profissionais especializados que compreendem os desafios enfrentados pela população transgénero.
- Facilitar o acesso e a informação
. Promover informações claras sobre os procedimentos, cuidados urológicos e terapias hormonais em linguagem acessível a todos.
. Diponibilizar horários flexíveis, consultas clínicas, consultas de apoio, consultas de seguimento e o acesso a exames.
A sua opinião é importante: