Por vezes temos crises, episódios de vida ou situações que nos provocam mal-estar e desconforto psicológico. Sentimo-nos diferentes, com medo, ansiedade, resistentes a certas mudanças, com dificuldades emocionais. A Psicoterapia de Apoio é uma intervenção psicológica que promove a saúde mental através da utilização de técnicas variadas. A aliança terapêutica entre psicólogo e paciente torna-se fundamental para que o processo terapêutico seja realizado com sucesso.
A terapia ajuda-nos a desenvolver capacidades e descobrir formas e estratégias para melhorar os nossos relacionamentos e a qualidade das nossas vidas.
A intervenção psicológica foca-se nos padrões disfuncionais e comportamentos que necessitamos de mudar. O Psicólogo é um técnico de saúde mental, alguém em quem possa confiar, com quem se sinta confortável a discutir questões difíceis, alguém que seja um parceiro no processo da sua recuperação.
As primeiras sessões/consultas são geralmente utilizadas para o psicólogo recolher informação acerca da sua história de vida e saúde mental e física, avaliar a situação e trabalhar consigo para desenvolver um plano de tratamento. Os planos de tratamento são diferentes e variam de pessoa para pessoa. As consultas duram em média 50m. A duração da terapia depende de vários fatores: pode ter questões complicadas, ou um problema que quer mudar e isso requer tempo. Alguns tipos de intervenções terapêuticas levam pouco tempo, são de curta duração, outras são de longo-termo e duram mais tempo. Constantemente avaliamos o progresso conseguido e a aprendizagem feita ao longo do processo terapêutico.